Sobre o autor

Angel Cáceres é Administrador de Empresas formado pela FGV/SP, com especialização em Vendas Online e Marketing Digital B2B. É fundador do PEDIDOS DIGITAIS, plataforma de Marketing e Vendas Online, para Indústrias e Representantes

Sobre o Autor

Olá, quer saber um pouco mais sobre mim e porquê fundei o Pedidos Digitais?

Então, pegue um café… e vamos lá!

Eu nasci numa pequena cidade do interior de SP, chamada Promissão. Sou filho de uma professora do ensino fundamental e de um protético dentário, portanto, de uma família de classe média.

Quando eu tinha 8 anos, meus pais se mudaram para São José do Rio Preto/SP, pois ali teriam mais oportunidades para suas devidas carreiras.

Nas férias de meio e final de ano eu voltava para Promissão e passava a maior parte delas lá, na casa de meu avô e, sempre antes de voltar às aulas, eu colhia uma quantidade enorme de jabuticabas no quintal da casa dele, para depois vender no portão da minha casa.

Hoje, vejo que a anuência de meus pais para que eu pudesse fazer isso já foi um motivo, um primeiro passo, para que eu começasse a definir, mesmo que inconscientemente, o meu destino profissional.

Se não fosse isso, talvez eu me desestimularia a fazê-lo e talvez não descobrisse meu talento natural para vendas. Sou grato ao meu pai e minha mãe por isso!

Hoje percebo que vender sempre fez parte da minha vida.

Aos 12 anos nos mudamos para a cidade que moro até hoje, Ribeirão Preto/SP, e foi onde voltando da escola, no último dia de aula antes das férias de julho, vi uma empresa oferecendo um curso de informática, o que na época era uma tremenda novidade.

Computadores naquela época (1981) eram raríssimos e só algumas empresas tinham.

E ainda estava começando a chegar no Brasil os chamados PC (Personal Computer) ou computador pessoal e tudo isso ainda era uma grande novidade.

Corri para casa e pedi para que meu pai me matriculasse no curso que duraria 30 dias, e eu poderia fazer durante as férias.

Fiquei no curso como “café com leite”, que era como se referiam naquela época a alguém que poderia participar, mas não seria levado muito a sério, pois todos os outros alunos do curso eram adultos e tinha apenas eu como criança.

Como estava de férias e completamente fissurado por aquele novo mundo que se apresentava para mim, deixei até mesmo de aproveitar as férias com os amigos para me dedicar integralmente aos estudos do curso. Aquilo me fascinava!

Ao final do curso, teria uma prova e quem tirasse a melhor nota ganharia um estágio remunerado em uma famosa empresa de sistemas de computadores da cidade, que também eram chamadas de bureaus.

Hoje entendo que uma criança de 12 anos aprende mais rápido que outros, pois não quer saber muito o porquê aquilo funciona daquele jeito e quer apenas fazer funcionar.

Além disso, eu estava de férias e tinha todo o tempo do mundo só para mim e para os estudos do curso e isso me deu grande vantagem para conseguir a sonhada vaga do estágio.

Finalizei o estágio de 6 meses e fui indicado pela empresa para trabalhar como operador de computador em uma empresa de representação de calçados, onde fiquei por 4 anos, aproximadamente.

Sim, naquela época você podia trabalhar e ser registrado, já aos 13 anos de idade.

E foi nessa empresa que, depois de algum tempo, eu viria a descobrir minha outra grande paixão: vendas.

Mas, no começo não foi paixão não, e sim puro interesse financeiro…rs

Como eu era o operador do computador, eu que imprimia as comissões dos representantes comerciais da empresa e aquilo me deixava perplexo!

Alguns representantes recebiam em comissões o valor de um carro zero ou até mais. E eu pensei, eu quero isso para mim também!

Consegui um emprego de vendedor de softwares (sistemas para computadores) na empresa que atendia essa empresa de representações que eu trabalhava, e esse foi meu primeiro emprego em vendas. Não percebi na época, mas ali foi o começo da união de duas grandes paixões que tenho até hoje: sistemas automatizados e vendas! Esses sistemas automatizados que podem nos ajudar a vender cada vez mais.

Depois disso, trabalhei em duas multinacionais e minha carreira em vendas passou por todas as fases tradicionais de uma carreira dessas, começando como Trainee de vendas, depois vendedor e gerente de vendas.

Alguns anos depois, já trabalhando então como representante comercial do setor joalheiro, comecei a usar tudo aquilo que tinha aprendido em 10 anos atuando em multinacionais e que fariam grande diferença no meu futuro como representante comercial autônomo: disciplina e organização.

 

Sempre gostei de unir a tecnologia com vendas e, para isso, eu usava tudo que havia de mais moderno na época, como sistemas de computadores e Palm Tops (que eram organizadores pessoais do tamanho de uma calculadora, que levava comigo o tempo todo).

Isso me destacava de outros representantes da época, que não gostavam, não usavam ou até mesmo desconheciam essas tecnologias.

E isso me auxiliava a ter a disciplina e a organização que eu tanto precisava e, como consequência disso, me trazia muito mais vendas!

Após 15 anos como representante comercial, decidi criar minha própria marca de joias e ter meus próprios representantes comerciais atuando em vários estados do país.

Nunca deixei de pesquisar e, principalmente usar, tudo o que existe de mais moderno e útil, para me manter e manter a minha equipe mais organizada e mais produtiva e com isso, vender mais, que é o objetivo de toda empresa e de todo representante/vendedor.

Mas, faltava alguma coisa…

Eu queria algo que também ajudasse a minha empresa e meus representantes a se aproximarem mais de meus clientes lojistas e, consequentemente, ajuda-los também a vender mais, com a ajuda da tecnologia. Pois, logicamente, se meus clientes lojistas não vendessem bem, não comprariam bem de mim.

Estamos em um país com dimensões continentais e com isso, os custos com viagens de vendas para atendimentos presenciais estão se tornando cada vez mais inviáveis, do ponto de vista financeiro dos representantes.

Ainda mais agora, que o mercado sofreu transformações e os lojistas não querem mais fazer grandes estoques e, por isso, estão fazendo pedidos menores, porém com mais frequência.

Se eu conseguisse uma forma de resolver isso, seria ideal não só para minha empresa, mas para todos os envolvidos no setor, um ganha-ganha poderoso onde lojistas e revendedores tivessem um número maior de vendas, um giro maior de mercadorias e consequentemente uma reposição de estoque mais rápida e constante, trazendo mais vendas para os fabricantes e seus representantes.

Mas, para isso eu precisaria usar tudo o que tinha aprendido sobre tecnologia e o setor joalheiro e criar um sistema online com foco no nosso setor, para ajudar fabricantes, representantes e seus clientes lojistas/revendedores.

Não poderia ser um sistema focado apenas em vendas, mas também que tivesse funções de marketing digital direcionado ao nosso seguimento e que, aí sim, pudesse trazer resultados efetivos em vendas para todos os envolvidos do setor.

Acredito muito em Deus e também em energias positivas vindas do universo quando temos boas intenções em mente.

Assim, surgiu a oportunidade de vender a minha marca de joias e, com isso, me dedicar exclusivamente em transformar esse projeto em realidade.

Projeto que se transformou nessa plataforma de Marketing Digital e Vendas Online Pedidos Digitais.

Foram dois anos de intensa dedicação para o desenvolvimento da plataforma, com milhares de horas em pesquisas, programação e reuniões com colaboradores diversos, como:

  • Programadores;
  • Designers Digitais;
  • Especialistas em Apps Mobile;
  • Especialistas em servidores de alta performance;
  • Especialistas em segurança digital e criptografia SSL.

Além disso, foram dezenas de reuniões para validações do projeto, com representantes comerciais, gerentes comerciais, clientes lojistas/revendedores e fabricantes do setor.

O Pedidos Digitais  nasceu de uma ideia, mas acima de tudo é fruto de uma necessidade do nosso setor, um setor com um mercado cada vez mais competitivo e carente de inovações tecnológicas nas áreas comerciais das indústrias, que possam trazer resultados reais, efetivos e com baixo custo.

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