ERROS #1 e #2 – de um Modelo Comercial Ultrapassado

Publicado em 26/03/2019

Giulliane,

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Essa é uma sequência de um e-mail anterior onde explicamos como identificamos 7 Erros de um Modelo Comercial Ultrapassado de algumas indústrias de Joias, Semi Joias, Bolsas e Acessórios.

Se você não leu esse e-mail anterior, leia agora aqui, antes de continuar esse artigo. Pois é importante que você entenda como e onde identificamos estes 7 erros que apresentaremos na sequência desta série de artigos.

ERRO #1- A indústria atua com apenas um canal de vendas.

Atuar apenas com representantes comerciais ou através das feiras do setor é um erro clássico que a maioria das indústrias cometem, e isso pode acarretar riscos comerciais e enormes prejuízos para essas indústrias.

Veja só. Nem sempre seu cliente está preparado para comprar e são vários os motivos para isso acontecer.

Ele pode não estar em um dia bom, pessoal ou profissionalmente, pode não ter tido uma boa semana de vendas, pode não estar querendo a visita de representantes, não saber o que falta no seu estoque e por isso estar inseguro do que comprar, etc.

Nesse caso, se um representante passa para visitá-lo sem pré-agendamento, dificilmente conseguirá uma venda nesse dia e ainda pode irritar o cliente por não ter pré-agendado.

Caso o representante consiga fazer um pedido, será um pedido forçado, mal feito e ainda deixará o cliente com alguma sensação de arrependimento. O que não é nada bom para uma relação comercial saudável e duradoura.

Caso o representante ligue antes, para agendar uma visita, não sendo um dia bom para o cliente, ele rapidamente descarta qualquer possibilidade de visita do representante.

Se a sua indústria atua apenas com representantes de vendas, neste exemplo acima possivelmente já perdeu essa venda e também não conseguirá saber ou controlar se o representante voltará a contactar o cliente nos próximos dias.

Isso pode fazer com que o cliente seja “esquecido” momentaneamente pelo representante e, sendo ele o único canal de vendas da sua indústria, o cliente fica sem uma segunda opção de atendimento.

O que fazer então? Quais outros canais de venda eu posso oferecer ao meu cliente?

É isso que eu vou responder abaixo, no ERRO #2 identificado nessa nossa pesquisa.

ERRO #2- Não oferece opção para o cliente comprar online.

Estamos na era digital, com o e-commerce crescendo na faixa de 20% ao ano e as vendas B2B sendo responsáveis pela maior parte deste crescimento, tornou-se vital e urgente para as indústrias oferecerem um canal de vendas digital.

Como citado no exemplo do ERRO #1 acima, se aquela indústria tivesse um canal de vendas digital, uma plataforma online com acesso restrito aos seus clientes, resolveria o problema, tanto do representante como também daquele cliente que não estava querendo atender o representante naquele dia, mas que poderia precisar comprar alguma coisa logo depois.

Daí, entra um outro problema muito comum identificado em nossa pesquisa, junto à alguns clientes lojistas e representantes. Alguns clientes relataram que têm receio em receber representantes hoje em dia, pois sabem dos altos custos de deslocamentos que estes representantes tem e não querem se comprometer em comprar grandes volumes.

Ou seja, os clientes estão querendo pedidos menores e mais frequentes, repondo mais vezes apenas aquelas peças que faltam no estoque e que eles têm certeza da venda ou algumas peças das novas coleções. Não querem inflar seus estoques.

Assim, os pedidos são mais frequentes, porém bem menores, fazendo com que a conta não feche para o representante autônomo, que tem custos de deslocamentos cada vez que precisa visitar o cliente presencialmente.

Dessa forma, o representante não atende o lojista da forma que ele precisa hoje e o lojista fica sem outra opção de compra da indústria.

Uma plataforma online dedicada exclusivamente para atender indústrias de Joias, Semi Joias, Bolsas e Acessórios, como o PEDIDOS DIGITAIS, funciona como se fosse um representante atendendo o cliente presencialmente.

Assim que o cliente escolhe uma peça, o sistema sugere composições de peças relacionadas ou peças do conjunto, fazendo com que o cliente acrescente essas peças ao pedido e se sinta amparada com as sugestões do sistema.

O sistema está disponível para o cliente lojista 24 horas por dia, 7 dias por semana o ano inteiro.

Assim, o cliente poderá acessar e fazer suas compras e reposições quando e onde bem entender, no dia que preferir. Ficando o representante com a função de apoio remoto e apresentação presencial das novas coleções lançadas.

Isso gera um fluxo maior de pedidos entrando na fábrica todos os dias, diminuindo a sazonalidade e aumentando a previsibilidade nas vendas.

Para os representantes destas indústrias, o sistema funciona como um preposto virtual, que trabalha 24 horas por dia, 7 dias da semana. Enquanto o representante atende presencialmente um cliente, o sistema estará atendendo outros clientes dele ao mesmo tempo, remotamente.

Além disso, o representante poderá atender um cliente distante geograficamente com o auxílio  do Pedidos Digitais, reduzindo drasticamente seus custos de viagens, e assim pulverizar ainda mais sua carteira de clientes, ampliando sua região de atendimento e melhorando seus resultados de vendas.

Para aquelas indústrias que não atuam com representantes de vendas, essa plataforma se torna ainda mais importante e imprescindível, pois não fica restrita em atender seus clientes apenas nas feiras do setor ou através de Telefone, Whatsapp e E-mail, e pode oferecer mais esse canal de compras para seus clientes, durante o ano todo.

Clique aqui e conheça mais sobre o Pedidos Digitais e veja como ele pode ajudar sua indústria, seus representantes e clientes a venderem mais e com maior previsibilidade.

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