Blog

A Importância de uma Plataforma de Vendas Online

Vendas online B2B: negócios que valem a pena

 

Vendas B2B ou Business To Business, em português de “empresa para empresa”, é um modelo de negócio baseado em transações comerciais e vendas entre empresas.

Se você é gestor de vendas, proprietário de uma empresa ou indústria e tem dúvidas se o B2B funciona para o porte da sua empresa, esse artigo foi escrito pensando em você.

Além disso, reunimos algumas dicas e conselhos sobre como implementar um sistema digital de vendas para indústrias, captando clientes e vendendo online de forma simples, organizada e otimizada para obter os melhores resultados em vendas.

 

O produto certo e o processo de vendas ideal

 

Não há uma receita pronta e definitiva que diga quais empresas podem vender para outras, a verdade é que tudo depende do seu produto e serviços, e também dos objetivos do seu negócio.

Muitos proprietários de pequenas e médias indústrias têm receio em adotar esse modelo, porque acreditam que não vão conseguir atender satisfatoriamente a demanda, mas a verdade é que um bom produto e bons serviços sempre terão espaço no mercado B2B.

É preciso compreender duas coisas essenciais: primeiro, o processo de vendas para outras empresas é diferente do processo de vender diretamente ao consumidor final, e segundo, é preciso ser dinâmico e criativo para prospectar os clientes certos.

Assim, um sistema de vendas B2B precisa ser projetado e planejado para trabalhar com processos de vendas mais fidelizados e maiores, do que as pequenas e rápidas vendas feitas no dia a dia, de uma empresa que atua diretamente junto ao consumidor final.

Isso pode ser vantajoso, afinal se você vende em quantidades maiores fornecendo produtos a outra empresa, significa também que os valores recebidos serão proporcionais às quantidades vendidas.

Portanto, estar em contato direto com os clientes é um requisito indispensável.

E nesse sentido, é preciso que os seus representantes disponham de um sistema que permita reunir informações, encontrar seus clientes e comunicar-se com eles de forma rápida, sem complicações.

É neste momento que estratégias de venda online e marketing digital entram em cena.

 

Vendendo online com sucesso: foco em B2B

 

Um sistema de vendas digitais desenvolvido para indústrias com foco em B2B, pode ser o diferencial que faltava para alavancar seu negócio.

Atualmente, em tempos de internet, redes sociais e novas mídias de comunicação, estar presente de forma estratégica no meio online, é essencial.

Um processo de venda entre empresas tem uma linguagem diversificada, fatores como tempo, quantidades vendidas e produtos ofertados estão entre os elementos que mais se alteram nessa forma de negócio, logo, a frequência dos pedidos serão maiores.

Portanto, ao pensar em vender online, um gestor comercial ou proprietário de uma empresa ou indústria precisa dispor de um sistema digital voltado para a especialização, que permita atender de forma sistêmica seus clientes, dentro do seu nicho de atuação.

Contudo, para maximizar suas vendas online é preciso ter alguns cuidados básicos:

 

  • É fundamental entender que você estará negociando com um gestor, ou até mesmo com o proprietário da empresa, o que exigirá uma postura diferenciada, condizente com a importância estratégica do interlocutor;

 

  • Seja pontual, se você marcou uma reunião, uma videoconferência, ou ficou de fazer uma ligação importante em determinado horário, não atrase. A comunicação digital é tão importante quanto qualquer outro compromisso;

 

  • Esteja atento aos alertas e avisos que o sistema de vendas B2B emite (um bom sistema B2B deve emitir avisos e alertas à todos os usuários administrativos), quando chega um novo orçamento ou pedido online, para não atrasar a preparação e entrega dos novos pedidos e encomendas, que chegam automaticamente;

 

  • Responda chats, e-mails e chamadas com linguagem adequada. Seja profissional.

 

Seguir essas dicas iniciais é um excelente começo, mas, além disso, você também precisará contar com uma plataforma digital confiável para suas vendas online.

Se você é gestor comercial ou proprietário de uma indústria que atua no mercado B2B ou tem vontade de atuar, convidamos você a conhecer o Pedidos Digitais.

O Pedidos Digitais é um sistema de marketing digital e vendas online voltado para empresas e indústrias de pequeno porte.

A plataforma permite que essas empresas coloquem seus produtos e serviços a disposição em contato direto com seus clientes lojistas e revendedores, além de uma comunicação automatizada para lembra-los de usar a plataforma.

E não é só isso. Ao trabalhar com vendas online, seus representantes comerciais podem aumentar sua produção, pois enquanto o sistema vende online para diversos clientes, os representantes poderão atender outros clientes pessoalmente.

 

Isso significa mais vendas, mais comissões para o representante comercial e mais lucro para sua indústria.

 

Vender online também permite atender com praticidade, clientes de locais distantes geograficamente, especialmente aqueles onde não existam representantes da indústria atuando.

O sistema de vendas online Pedidos Digitais foi pensado para otimizar seu tempo, diminuir custos e colocar o seu negócio em contato direto com clientes em potencial.

Com um sistema online vendendo para você 24 horas por dia, sete dias por semana, suas vendas receberão aquele empurrão que faltava.

Ficou em dúvida? Agende uma conversa sem compromisso com um de nossos consultores e veja como alavancar as vendas da sua indústria e reduzir custos.

Tags:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *